Dicas para o ENEM



Enem: dicas do que fazer na véspera e no dia da prova

Do que comer e vestir, planejar como chegar até o local do exame: tudo conta para mandar bem no Enem!
Você leu muitos jornais, revistas, acompanhou o noticiário pela TV e internet, enfim, atualidade não será problema para você nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Você também se dedicou muito durante o ano no colégio, então cálculos, ciências e interpretação de textos estão na ponta da língua. Perfeito! Redação então, nem se fala! Será um prazer para você escrevê-la durante o exame.

Mas não é só isso que vai garantir seu sucesso no Enem 2012, sabia? Estudo, disciplina, dedicação e concentração são importantíssimos. Mas sua saúde também! Já pensou no que comer antes da prova? E sobre o local da prova, já sabe como vai chegar lá? Aliás, já pensou no que vai vestir? Fique atento, esses aparentes detalhes na verdade são essenciais para que você não se dê mal.

Confira nossas dicas do que fazer na véspera e no dia do exame!


Na véspera da prova

Energia

- Durma cedo, programe-se para conseguir dormir oito horas. Nada de balada e bate-papo no computador até de madrugada!
- Vá descansado. Não estude nem revise o conteúdo horas antes da prova. Isso só vai deixá-lo estressado e com a mente sobrecarregada.

Transporte
- Decida já se você vai de carro ou transporte público. Veja bem onde pode parar o carro, qual ônibus pegar e programe com quanto tempo de antecedência é bom para sair de casa e ainda chegar em um bom horário antes da prova.
- É importante lembrar que no sábado e no domingo as proximidades da prova estarão com muito trânsito.

Material
- Separe a documentação necessária: cartão de confirmação de inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico e carteira de identidade (RG).
- Separe as canetas esferográficas pretas, é importante levar mais de uma. Tenha em mente que a caneta tem que ter o corpo transparente.

No dia da prova
Alimentação
- Tome café da manhã equilibrado e coma o que está habituado para não ser pego de surpresa por alguma indigestão ou alergia.
- Evite levar balas e chicletes para o exame, só vai distrair a sua atenção.

O que vestir
- Vá com roupas confortáveis.
Horário
- Chegue cedo. Não vale a pena chegar faltando cinco minutos para a prova. Você ficará estressado e correrá o perigo de se atrasar. E ninguém mais entra depois que os portões são fechados.
- Para chegar na hora programada, é preciso prestar atenção em como irá se transportar até o local e quanto tempo isso demanda. Planeje-se! E lembre-se de deixar uma margem de tempo de folga. Se você chegar mais cedo não vai acontecer nada, apenas terá que esperar um pouco mais. Já se chegar atrasado...

Material
- Não se esqueça de levar o material que você separou na véspera!
- Lembre-se também do que você NÃO pode levar!
Fontes: Professor Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do cursinho Anglo e Guia do Estudante Enem 2010
ENEM: Dicas para o dia da prova de redação

1 - A redação constitui a principal prova do Enem; pois, sozinha, ela equivale a 1.000 pontos. Por isso, faça, primeiramente, a prova de redação. Depois, inicie as outras provas. Caso você deixe para fazer a prova de redação por último, sua mente estará cansada e você não terá o mesmo êxito. O contrário não acontecerá, já que a redação - diferente de uma prova de cálculo - exige um raciocínio linear e progressivo (início, meio e fim).

2 - A autocorreção do rascunho é o momento decisivo. É impossível passar o texto a limpo, sem fazer a autocorreção. A autocorreção é mais importante do que a elaboração em si. Dela depende o sucesso na prova de redação.

3 - Se o tema for sobre um assunto que não foi trabalhado nem no curso de redação, nem na sua escola, não se desespere. Pare, reflita. Você descobrirá que já leu ou já desenvolveu algum tema que possui correlação com o tema em questão. Pronto. Eis aí a base para você iniciar seus argumentos. Depois de iniciar, use, neste caso, a técnica do deslinhamento do começo ao final do texto. É impossível não dar certo.
4 - Cuidado com frases framentadas(NEP). Não perca de vista o ponto, pois ele é sua principal ferramenta.
5 - Cuidado com a elaboração da ideia-motriz de cada parágrafo do desenvolvimento. Ela deve ser sempre, ampla, para que você disponha de muitos argumentos.
6 - Cuidado com os falsos elementos de coesão. Não faça da coesão uma obsessão. Deixe que os elementos de coesão surjam naturalmente. Basta que você escreva sem perder de vista a noção de continuidade entre os períodos. Um período sempre continua o outro, e todos devem tratar do assunto levantado na ideia-motriz.

 





       
       
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que acho do Simulado do Enem da Escola Parque?